Thursday, March 29, 2007

Campanha erosiva

À medida que se massifica o uso da terra para a agricultura, fomentando para isso a destruição das florestas, vai-se promovendo uma erosão responsável por um complexo processo de desertificação, que inclui não só a degradação do solo e da vegetação, mas também uma escassez de recursos hídricos e uma progressiva perda de diversidade biológica.
Uma situação, em Portugal, que promoveu esta problemática ocorreu aquando se iniciou a “campanha do trigo”, nas décadas de 30, 40 e 50. A região do Alentejo, foi desbravada (ainda mais do que já tinha sido até então) e áreas extensas de montado foram destruídas sendo posteriormente utilizadas para o cultivo de cereais, em especial, e tal como o nome indica, de trigo.

As consequências desta campanha levaram a um intenso aproveitamento agrícola dos terrenos pobres. Abandonou-se quase por completo o tradicional sistema de rotação de culturas, deixando de se cumprir os prazos mínimos de pousio. Isto provocou um esgotamento dos solos.
Para além disso, muitos animais perderam os seus habitats, e em especial uma das espécies mais emblemáticas em termos de conservação em Portugal – o lince-ibérico (lynx pardinus) – que com esta campanha viu destruir as comunidades florísticas autóctones indispensáveis para a sua sobrevivência.

As consequências desta acção são sentidas nos dias de hoje, pois os solos estão cada vez mais pobres e desgastados e não existe, aparentemente, uma vontade nacional de reverter esta situação. Exemplo disso é a construção da barragem do Alqueva que serviria para promover a agricultura de regadio no Alentejo.
O problema é sempre o mesmo – monoculturas que não estão de acordo com o tipo de solo e clima da região e promotoras da erradicação das espécies indígenas indispensáveis à vida de variados seres.

1 comment:

Anonymous said...

Bastante interessante...

Estou no 12º ano e ando a fazer uma PAP para a finalização do curso sobre a "Desflorestação em Portugal", se me poder ajudar com algum material agradecia...

Deixo o meu mail:
carina_s_pedro@hotmail.com